Bandeira Azul

Divulgado o resultado do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul: o Brasil terá para a temporada 2013/2014 quatro Bandeiras Azuis hasteadas.

Em reunião realizada no dia 10 de Setembro na cidade de Copenhagen, na Dinamarca, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul deliberou sobre as candidaturas à certificação Bandeira Azul para a temporada 2013/2014 dos países do Hemisfério Sul. Nesta ocasião, a certificação foi concedida a 111 praias e 28 marinas do Hemisfério Sul que se somadas às do Hemisfério Norte totalizam 3850 bandeiras distribuídas em 48 países.

O Brasil conquistou a aprovação dos quatro candidatos que haviam sido aceitos pelo Júri Nacional em uma reunião em Brasília em Julho de 2013. Destes foi renovada a certificação para a Praia do Tombo (Guarujá, SP), para a Prainha (Rio de Janeiro, RJ) e para a Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ). Damos as boas-vindas à família Bandeira Azul à Marinas Nacionais (Guarujá, SP) que terá neste ano sua primeira temporada.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee-international.org/en), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambiental Ratones (www.iarbrasil.org.br).

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. Para ser certificada a praia/marina candidata deve passar por três instancias de avaliação, inicialmente pelo operador Nacional do Programa que encaminha as informações ao Júri Nacional e finalmente pelo Júri Internacional que tem a palavra final sobre a certificação.

O Júri Nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, ONG’s e entidades relevantes do setor privado de praias e marinas.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.