Bandeira Azul (Blue Flag)


Historia

Veja nosso certificado:  
  O conceito da Bandeira Azul nasceu na França. Em 1985, municípios costeiros franceses foram contemplados com a Bandeira Azul para o cumprimento do tratamento de esgotos e critérios de qualidade das águas balneárias. 

Em 1987, o "Ano Europeu do Meio Ambiente" (European Year of the Environment), a Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE) apresentaram o conceito francês para da Comissão Européia, e o Programa Bandeira Azul (Blue Flag) foi lançado como uma das ações do ano pela comunidade. 

Além do tratamento de esgoto e qualidade das águas balneárias, os critérios para a obtenção de uma bandeira azul a nível europeu incluem outras áreas da gestão ambiental, tais como gestão de resíduos e planejamento costeiras e proteção. Marinas também foram feitas elegíveis para o prêmio. 

Em 1987, a Bandeira Azul foi atribuída a 244 praias e 208 marinas em dez países europeus. 
 
 
Disposição de equipamentos de segurança e meio ambiente


Em 2001 a FEE tornou-se uma organização global e mudou seu nome de FEEE a FEE (Foundation for Environmental Education). 

Desde então, muitas organizações e autoridades fora da Europa que desejam cooperar para difusão do Programa Bandeira Azul tem feito aplicações a FEE.
 
Com a expansão do programa, os critérios se tornaram mais rigorosos e se unificaram.

 A partir de 2006 um conjunto internacional de critérios está sendo usado com algumas variações de modo refletir as condições ambientais específicas de determinadas regiões.

Veja também o Código de conduta ambiental
 

Veja fotos da entrega da entrega da Bandeira Azul, realizada em 10/11/2013.